ETIÓPIA: o Berço do Mundo 2024

0
Nova data
Desde3.150€
Reservar
Contactar
Nome Completo*
Email*
Mensagem*
* I agree with Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step
9 Novembro 2024
* Please select all required fields to proceed to the next step.

Reservar

Guardar nos favoritos

Adding item to wishlist requires an account

346
15 dias
Availability : 9 a 23 Novembro 2024
Addis Ababa
Máx. viajantes: 12
Apresentação

Esta é uma viagem ao princípio da História. É na Etiópia que encontramos o mais antigo homo sapiens, igrejas que se mantém fiéis à religião e tradições ainda do tempo do Antigo Testamento da Bíblia, vulcões ativos que nos relembram que a Terra está em constante evolução. Também conhecida como “o Corno de África”, pela forma das suas fronteiras que se parecem com um chifre, a geografia Etíope leva-nos do inferno da Depressão do Danakil, tido como ponto mais baixo e mais quente do nosso planeta, aos picos das montanhas Simien. Pelo meio, paisagens serpenteadas por rios, minerais coloridos, albergam inúmeras espécies de vida selvagem e cerca de 80 tribos ancestrais. Aparte da ocupação de 5 anos no tempo de Mussolini, a Etiópia nunca foi colonizada, fazendo deste país a mais antiga nação africana independente.

  • Tribos Dorze
  • Parque Nacional Montanhas Simien (UNESCO)
  • Castelos de Gondar (UNESCO)
  • Igrejas de Lalibela (UNESCO)
  • Grande Vale do Rifte (UNESCO)
  • Mosteiros Ancestrais do Lago Tana
  • Cascatas do Nilo Azul
  • Depressão de Danakil & Vulcão Erta Ale
  • Plantações de café em Sidama
  • Vida Selvagem
Álbum
Itinerário

Dia 1 : Addis Ababa

Selam, bem-vindos à Etiópia!
Hoje exploramos a capital, Addis Ababa, onde iremos provar o melhor café da Etiópia, visitar o Museu Nacional, a Catedral da Santíssima Trindade e o merkato, o maior mercado a céu aberto de África.

___________________________________
Alojamento: guesthouse em Addis Ababa
Refeições:

Dia 2 : Grande Vale do Rifte (UNESCO)

Depois do pequeno-almoço saímos rumo ao nosso destino, Yirga Alem. Pelo caminho exploramos o Grande Vale do Rifte, uma das maravilhas geológicas do mundo. Da Eritreia à Tanzânia, o Grande Vale do Rifte divide a Etiópia ao meio. A norte, tem o ponto mais baixo de África, com 125m abaixo do nível do mar, e a sul, o ponto mais alto de África, com 5895m de altitude, ergue-se o Kilimanjaro. O movimento das placas tectónicas é perceptível e desvenda-nos alguns dos grandes mistérios da Terra. Rodeado por cordilheiras, forma na sua bacia lagos de peculiares particularidades, todos diferentes entre si.

___________________________________
Alojamento: lodge em Yirga Alem
Refeições: pequeno-almoço

Dia 3 : Plantações de Café em Sidama

Yirga Alem é uma pequena cidade na região de Sidama, conhecida pela produção do famoso café etíope. O nosso lodge fica no coração da floresta selvagem, habitada por dezenas de aves e mamíferos, em perfeita comunhão com a natureza. O nosso dia será passado a explorar a floresta do café. Ao final do dia iremos até à vila de Dorze, onde iremos acampar junto às tribos locais.
___________________________________
Alojamento: acampamento nas tribos Dorze
Refeições: pequeno-almoço

Dia 4 : Tribos Dorze + Lago Chamo

No alto dos seus 2400m, as aldeias de Dorze são conhecidas pelas suas casas feitas de bambu com cúpulas de até 6m de altura. As roupas coloridas de padrões geométricos replicam a abundância de cor da região: o seu clima húmido é perfeito para as frutas tropicais e algodão, que os nativos usam para tecer e tingir as suas roupas.
De seguida continuamos a nossa viagem até Arba Minch, onde iremos fazer um passeio pelo Lago Chamo, numa área conhecida como “Mercado dos Crocodilos”, que não é um mercado mas sim um ponto de observação das dezenas de crocodilos e hipopótamos que aqui habitam.
___________________________________
Alojamento: hotel em Arba Minch
Refeições:

Dia 5 : Voos Arba Minch - Addis Ababa - Bahir Dar

Depois do pequeno-almoço damos início à viagem para o Norte da Etiópia, mais precisamente Bahir Dar, capital da região Amhara, com ligação em Addis Ababa.

___________________________________
Alojamento: hotel em Bahir Dar
Refeições: pequeno-almoço

Dia 6 : Mosteiros Ancestrais do Lago Tana + Cascatas do Nilo Azul

De manhã partimos numa viagem de barco que nos irá levar a explorar vários dos mosteiros no Lago Tana, entre os quais Tana Cherqos, o mais antigo templo da Etiópia, referido nas escrituras hebraicas do Velho Testamento. Dizem que a Virgem Maria parou aqui para descansar, na sua viagem para o Egipto, e dizem também que foi aqui que deixaram a Arca de Deus com as Tábuas da Lei dos 10 Mandamentos, a pedido de Moisés. Pelo peso da História a ilha é habitada somente por monges da Igreja Ortodoxa Etíope. Depois de uma pausa para café, visitamos as imponentes Cascatas do Nilo Azul, cuja fonte foi descoberta por um missionário português, o Padre Paez, em 1620.
___________________________________
Alojamento: hotel em Bahir Dar
Refeições: pequeno-almoço

Dia 7 : Castelos de Gondar (UNESCO)

Gondar é uma cidade com castelos de contos de fadas. Rodeada de montanhas, os Imperadores da Etiópia elegeram Gondar como o sítio ideal para estabelecer a sua capital. A sua arquitetura é peculiar, misto de influência portuguesa e indiana, com a Igreja Debre Berhan Selassie a mostrar alguns dos mais espetaculares murais do país.

___________________________________
Alojamento: lodge em Gondar
Refeições: pequeno-almoço

Dia 8 : Parque Natural das Montanhas Simien (UNESCO)

As Montanhas Simien têm o ponto mais alto da Etiópia, Ras Dashan, com 4550m de altitude. A paisagem dramática é feita maioritariamente de rocha vulcânica que foi deteriorando com o tempo. Frequentemente usadas como postal de visita da Etiópia, são conhecidas pelo macaco-de-coração-em-sangue e pelo babuíno-sagrado, duas peculiares espécies de primatas, robustos e de pelo comprido.
___________________________________
Alojamento: lodge em Gondar
Refeições: pequeno-almoço

Dia 9 : Viagem Gondar - Lalibela

Hoje teremos uma longa, mas cénica viagem de carro pela frente. De Gondar a Lalibela são cerca de 350kms, mas as implacáveis estradas de montanha estendem a viagem a algumas horas com as merecidas paragens pitorescas de encher as vistas e café para saborear as pausas.

___________________________________
Alojamento: lodge em Lalibela
Refeições: pequeno-almoço

Dia 10 : Igrejas de Lalibela (UNESCO)

Depois de uma longa viagem de carro até Lalibela, chegamos finalmente a um dos pontos altos desta viagem. Ainda hoje muitos fiéis continuam a fazer esta peregrinação até à “Nova Jerusalém”, com 11 igrejas monolíticas. Teremos tempo para contemplar o local, não só pela sua beleza estética mas também pelo importante peso histórico.
___________________________________
Alojamento: lodge em Lalibela
Refeições: pequeno-almoço

Dia 11 : Viagem Lalibela - Semera

Hoje temos mais uma longa viagem de carro pela frente. Para trás fica a imponente História, e de carro vamos vendo a paisagem alterar, até chegarmos ao que os guias da Lonely Planet costumavam descrever como “um posto de gasolina ativo (completo com frigorifico e tudo) num cenário com escritórios modernos e desalmados blocos de apartamentos altos em vários estados de construção – tudo num insano isolamento de qualquer povoamento existente. Semera, capital da região Afar, é a epítome do meio do nada.
___________________________________
Alojamento: hotel em Semera
Refeições: pequeno-almoço

Dia 12 : Depressão de Danakil

Com uma média de temperaturas a rondar os 35ºC, dia e noite, todo o ano, a Depressão de Danakil ganha o prémio de “sítio mais quente do mundo”. Mas a National Geographic encontrou um rótulo mais adequado, definindo esta zona como “a mais cruel do nosso planeta”. Ao contrário do que temos observado, o povo local aqui são as tribos nómadas de Afar, são muçulmanos e oriundos da Eritreia, Djibouti e Etiópia. (Sobre)vivem da indústria mineira, e o transporte / venda de sal usando as caravanas de camelos.
A nossa viagem cruza esta bizarra paisagem, colorida pelos seus inúmeros depósitos minerais, reservas sulfúricas e geiseres, até chegarmos a Hammed Ale, onde pernoitamos.
___________________________________
Alojamento: acampamento em Hammed Ale
Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar

Dia 13 : Vulcão Erta Ale

Hoje passamos o dia a explorar esta paisagem, com os seus desfiladeiros de sal. Depois de observarmos os peculiares depósitos de sal com as suas cores, seguimos rumo ao vulcão Erta Ale, um vulcão de lava ativo. À data que escrevemos este itinerário, o vulcão está em erupção, proporcionando-nos uma oportunidade temporal única de ver a natureza no seu plano de ação. A viagem é lenta e tumultuosa, mas leva-nos à base do vulcão, onde iremos fazer uma pequena caminhada ao pôr-do-sol de forma a evitar o calor excessivo do dia. Tragam as lanternas frontais pois o final desta caminhada será já feito de noite.
___________________________________
Alojamento: acampamento junto ao vulcão Erta Ale
Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar

Dia 14 : Regresso a Addis Ababa

Acordamos cedo para ver o sol nascer nesta paisagem inóspita, e fazemos a viagem de regresso a Semera, onde iremos apanhar o voo de regresso a Addis Ababa.
___________________________________
Alojamento: guesthouse em Addis Ababa
Refeições: pequeno-almoço

Dia 15 : Addis Ababa + fim de viagem

O último dia é passado na capital, com oportunidade para as últimas visitas a pontos de interesse, souvenirs e jantar de despedida, pontuado quiçá com uma sessão de jazz num dos bares locais?
Até à próxima aventura!
___________________________________
Alojamento:
Refeições: pequeno-almoço

Mapa
Inclusões

Incluído

  • Alojamentoshotéis, guesthouse, lodges e acampamentos.
  • TransportesViaturas privadas para viagens por terra, com condutores, combustível, portagens e estacionamentos incluídos; transfers de / para os aeroportos dentro das datas da viagem; viagens de barco.
  • Alimentaçãotodos os pequenos-almoços, e almoços e jantares na região de Afar (Danakil e Vulcão Erta Ale)
  • Bebidaságua potável durante toda a viagem.
  • Actividadestodas as actividades mencionadas no programa.
  • Entradas e autorizações especiais para acesso às zonas protegidas / restritas.
  • Guias, condutores e tradutores locais.
  • Acompanhamento durante toda a viagem por Tânia Neves.

Excluído

IMPORTANTE:

We are using cookies to give you the best experience. You can find out more about which cookies we are using or switch them off in privacy settings.
AcceptPrivacy Settings

GDPR