Tudo o que precisas de saber antes de viajar para: MONGÓLIA

A Mongólia é um dos lugares mais remotos do mundo, pelo que uma boa preparação de viagem é fundamental. Aqui deixo-te algumas respostas às perguntas mais frequentes dos viajantes, para que possas começar a preparar a tua viagem sem preocupações!

QUEM PREPAROU ESTA VIAGEM?

As viagens disponíveis neste site são resultado de anos de preparação no terreno, quer de expedições com grupos anteriores, quer com outros projetos realizados no local e viagens de reconhecimento, num trabalho conjunto entre mim e as equipas que assistem no local. À data que escrevo este documento, já entrei mais de 20 vezes na Mongólia, produzi um documentário, trabalhei diretamente com o Governo e criei relações pessoais e laborais com várias pessoas de diferentes áreas: motoristas, famílias nómadas, operadores turísticos, guias locais, professores, músicos e tantos outros amigos e fornecedores de serviço. A viagem é preparada não só por mim, mas em conjunto com todas estas pessoas, e com base não só na nossa experiência pessoal, mas também no feedback e pedidos de viajantes passados e futuros.

VOOS

Sendo um destino tão remoto, não existem muitas ligações para voar para a Mongólia. Atualmente, desde a Europa, as melhores opções são o voo direto entre Frankfurt e UlaanBataar da MIAT (Mongolian Airlines), ou os voos da Turkish Airlines com ligação em Istanbul.

As datas de início das viagens que vês no site são já no destino, por isso deverás ter em consideração voos que cheguem ao destino final antes da data de início do itinerário.

Verifica com atenção os limites (dimensões e peso) das tuas bagagens de porão e de mão.

É PRECISO VISTO?

O atual Governo definiu que 2023, 2024 e 2025 são os anos para dar a conhecer a Mongólia ao mundo, e colocou em vigor a isenção de visto para mais de 60 países. Portugal está incluído nessa lista.

QUE TIPO DE BAGAGEM DEVO LEVAR?

Não é aconselhado o uso de trolleys! O ideal é trazeres duas mochilas, uma grande (35 a 50l), e uma pequena (15 a 20l) que irás usar no dia-a-dia. Quando a viagem está confirmada, enviamos-te um manual do viajante personalizado a esta viagem específica, com dicas e indicações de como fazeres a mochila, o que levar, peso, etc.

ROUPA E CALÇADO

Em UlaanBaatar encontras lavandarias com serviço rápido, que lavam, secam e entregam a roupa no próprio dia. No resto da viagem, o ideal será estares preparado para ires lavando alguma roupa à mão, sempre que necessário.

DINHEIRO OU CARTÃO?

A moeda local é o tugrik, e é bastante volátil. A forma mais económica e prática é trazeres contigo um cartão pré-pago, tipo Revolut, e levantares dinheiro nos ATM locais conforme fores precisando.

Podes também trazer euros ou dólares, e trocares o dinheiro numa loja de câmbio em UlaanBaatar, mas esta prática implica taxas de câmbio mais elevadas acrescidas de uma taxa de serviço. No final da tua viagem, deves trocar os tugriks que sobraram de volta para euros ou dólares, pois esta moeda não é aceite em mais nenhum lugar no mundo.

COMUNICAÇÕES

A rede móvel é bastante abrangente na Mongólia, e conseguirás ter sinal na maior parte do país. Os cartões SIM são fáceis de obter, e os pacotes de dados são bastante baratos, por isso podes sempre comunicar através das tuas redes sociais com relativa facilidade. Um cartão com 18Gbs custa cerca de 6€.

COMO É QUE É A COMIDA?

Predominantemente encontras pratos de carne, confecionados com algum tipo de massa (pão, noodles, pastéis), poucos vegetais e muitos derivados do leite. Em UlaanBaatar, sendo uma capital já muito desenvolvida, encontras várias alternativas e sabores do mundo, mas fora da capital as opções são muito limitadas, quando existem. Nas minhas viagens temos um guia local que também cozinha para o grupo todo, possibilitando variedade, despreocupação e adaptabilidade alimentar aos elementos do grupo. Por vezes comemos com as famílias locais os comeres mais tradicionais, podendo até aprender a preparar e cozinhar alguns dos pratos locais com eles.

E SE EU TIVER ALGUMA DIETA / RESTRIÇÃO ALIMENTAR?

É importante que nos informes atempadamente caso tenhas alguma dieta ou restrição alimentar específica, principalmente se desta resultarem algumas reações. Tentamos o nosso melhor para satisfazer as tuas necessidades – há, no entanto, que estar consciente que por uma questão de falta de recursos estas alternativas podem ser bastante limitadas.

DEVEREI INFORMAR SE TIVER ALGUMA CONDICIONANTE FÍSICA OU ALGUMA DOENÇA CRÓNICA?

É fundamental que nos informes – visto ser uma viagem muito “fora de rota”, poderão haver alguns restringimentos.

COMO SÃO FEITAS AS VIAGENS DENTRO DO ITINERÁRIO?

Como grande parte da viagem é feita por terra em partes menos exploradas do país, viajamos em carrinhas todo-o-terreno entre UlaanBaatar e o Altai, o que torna a experiência de viagem ainda mais autêntica e inesquecível. O regresso a UlaanBaatar é feito num voo interno, os aeroportos são bastante básicos, mas os voos têm refeição a bordo. Na viagem opcional ao Terelj usaremos carrinhas mais modernas que podem não ser todo o terreno, visto a maior parte de a estrada nesta zona já estar pavimentada.

COMO SÃO OS ALOJAMENTOS NA MONGÓLIA?

Em UlaanBaatar e Ölgii ficamos em hotel, com todas as comodidades a que estás habituado. Aqui, ficarás alojado em quartos twin, ou single (caso tenhas feito a tua reserva com suplemento single), com WC privado. Durante o resto da viagem, ficamos em gers (as yurtas mongóis) e tendas. Há dois tipos de gers: familiares e os ger camps: as ger familiares são gers de famílias nómadas que são montadas especialmente para nos receber – comemos juntos, mas dormimos separados da família no nosso próprio espaço. Todas as gers têm camas individuais.

Nas noites que acampamos, nós facultamos todo o material de campismo necessário: tendas com capacidade para 3 pessoas, nas quais dormirão 2 no máximo (por norma, todos os viajantes que viagem sozinhos terão uma tenda individual), equipadas com colchão, saco-cama, almofada, e ainda uma tenda cozinha onde o nosso guia-cozinheiro nos irá preparar todas as refeições diárias, bem como uma tenda WC. Por uma questão de conforto, sugerimos que tragas um lençol individual para o saco-cama.

COMO SÃO OS WC?

Apenas encontrarás WC’s privados nos hotéis. Nas noites que fazemos campismo selvagem, usamos uma tenda WC com sanita seca. Já nas outras noites que ficamos em gers familiares ou ger camps (uma espécie de hotéis, mas com gers em vez de quartos!), podes contar com alguns balneários, sendo que por vezes são latrinas de fossa.

Terás acesso a um chuveiro, pelo menos, a cada três dias.

HÁBITOS CULTURAIS – O QUE É OU NÃO ACEITE?

Como em qualquer país é necessário ter boas maneiras para ficar nas boas graças do povo local. Nunca é demais relembrar que respeitar um povo e as suas leis não significa necessariamente que concordemos com elas!The

Segue uma lista de comportamentos que deverás ter de modo a manter relações interpessoais saudáveis com o povo com que nos cruzaremos:

  • Veste-te e age com modéstia;
  • Relativamente à roupa, deverá haver especial cuidado ao visitar templos. É esperado que tanto homens como mulheres usem roupa que lhes cubra os ombros.
  • Ao contrário dos países fronteiriços (Rússia e China), a Mongólia é um país inclusivo. Contudo, qualquer que seja a tua orientação sexual, pede-se a discrição e respeito;
  • Não uses o dedo indicador para apontar ou acenar;
  • Não toques na cabeça das pessoas;
  • Por norma, as mulheres não podem ter contacto direto com os monges (exceto se forem abordadas pelos próprios);
  • Deve sempre tirar-se o calçado e o casaco ao entrar na casa de alguém, bem como nos alojamentos mais tradicionais;

O QUE DEVO LEVAR NA MINHA MOCHILA?

Nesta viagem em particular, recomendamos que leves contigo um saco-cama, gel desinfetante de mãos, uma venda para os olhos e tampões para os ouvidos, para te ajudar a noites mais descansadas.

Além disto, leva contigo roupa leve e confortável, para temperaturas quentes durante o dia, e peças mais confortáveis e quentes, para as noites frias. Se vais viajar em Julho ou Agosto, recomendamos capas para a chuva e impermeáveis – esta é a época das chuvas na Mongólia!

Um bloco de notas para os teus apontamentos em viagem, baterias para a tua câmara fotográfica, uma ficha tripla para poderes carregar várias coisas ao mesmo tempo, toalha de secagem rápida, medicação crónica e uma farmácia do viajante básica, e claro, boa disposição e espírito de aventura!

METEOROLOGIA

Se a tua viagem for entre Junho e Agosto, conta com temperaturas bastante elevadas, possibilidade de chuvas fortes, e algum vento. Nas viagens entre Abril e Maio, Setembro e Outubro, as temperaturas ficam mais frias.

De salientar que a Mongólia é dos destinos com maior amplitude térmica, por isso prepara-te para grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite.

ESTOU A VIAJAR SOZINHO – DEVO MARCAR COM SUPLEMENTO SINGLE?

Quando viajas sozinho connosco, não tens que reservar com suplemento single! Irás sempre partilhar o teu alojamento com colegas do grupo.

COMO FAÇO SE QUISER PROLONGAR A MINHA ESTADIA NA MONGÓLIA OU ATÉ PAÍSES VIZINHOS?

Se estender a tua viagem, agenda uma reunião online gratuita (neste link) em para te poder ajudar a organizar a continuação da tua viagem.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Ao longo da tua viagem vais estar em permanente contacto com a natureza e animais selvagens pelo que são necessárias precauções acrescidas de modo a minimizares o teu impacto nesta. Ficam aqui algumas recomendações que esperamos que sigas à risca!

  • Nunca deitem papel higiénico, pensos, tampões, fio-dental, ou nada, para as sanitas! Usem SEMPRE o caixote do lixo.
  • Às senhoras sugerimos ainda o uso de copo ou cueca menstrual ao invés dos convencionais meios de higiene descartáveis, que são altamente poluentes e pouco práticos nestas viagens.
  • Mesmo com o uso de produtos de higiene, pedimos, se possível, que usem produtos biodegradáveis e amigos do ambiente, pois na maioria dos sítios por onde passaremos, não há saneamento;
  • Em grande parte da nossa viagem não encontrarás casas-de-banho convencionais, mas sim latrinas de fossa, por isso pedimos o cuidado de terem sempre papel higiénico biodegradável e / ou toalhitas.

Escrever um comentário

We are using cookies to give you the best experience. You can find out more about which cookies we are using or switch them off in privacy settings.
AcceptPrivacy Settings

GDPR